Nome do livro: As Mentiras que os Homens Contam
Nome do Autor: Luís Fernando Veríssimo
Gênero: Crônicas
Ano de Lançamento: 2000
Editora: Objetiva
Sinopse
Querida, eu juro que não era eu.”
Você leu o meu livro?
— Li. Uma beleza!
“Não, não, eu estava passando por acaso. Você acha que eu fico rondando a sua casa o dia inteiro, é?”
Começa na infância. E a primeira vítima é a mãe. Depois vêm as namoradas, a esposa, a sogra, a amante, os amigos, o chefe. E se torna um comportamento compulsivo. Muitas vezes lançamos mão delas para evitar algum tipo de constrangimento ou para escapar de broncas, outras pela terrível necessidade de não magoar os outros, ou até mesmo por mera brincadeira. Não tem como escapar — as mentiras vão sempre estar presentes no cotidiano do ser humano. E se muitas vezes são mentiras inocentes, sem maiores conseqüências, em outras situações elas assumem dimensões gravíssimas e podem levar a um desfecho trágico. Mas, quando se trata de histórias de Luis Fernando Verissimo, é para deitar e rolar de rir desse arsenal de fraudes que utilizamos diariamente.
AS MENTIRAS QUE OS HOMENS CONTAM, uma seleção de crônicas garimpadas de várias publicações do autor, é o primeiro livro da Série Ver!ssimo. Num dos contratos mais importantes do mercado editorial brasileiro, deste ano, a Objetiva adquiriu os direitos de edição de toda a obra de Luis Fernando Verissimo. Mais de 25 títulos serão reorganizados pela editora e lançados ao longo dos próximos anos. Personagens e histórias serão revistos e atualizados pelo próprio autor, novos títulos serão criados e outros resgatados para o leitor.
Clássicos como A velhinha de Taubaté, O analista de Bagé, As comédias da vida privada, e livros pouco conhecidos do público contemporâneo, como Sexo na cabeça, O suicida e o computador, A grande mulher nua e O popular, seu primeiro romance, lançado em 1973, estarão de volta à cena, junto com outras publicações que trazem a marca genial do autor.
Para a série, o designer Ricardo Leite, da Pós Imagem Design, criou a logomarca Ver!ssimo e um boneco do autor, concebido originalmente como uma escultura de barro e depois fotografado para ilustrar as capas. “Quando optamos por fazer um “bonequinho”, nossa intenção foi criar uma unidade visual para a série e fazer com que Verissimo, uma figura com que todos simpatizam, seja inusitadamente personagem nas ilustrações de seus próprios livros”, observa o designer.
Ricardo já está trabalhando nos bonecos que ilustrarão os próximos livros, com lançamento previsto para a Bienal — A mesa voadora, uma reunião de crônicas e contos inéditos sobre comida e hábitos brasileiros à mesa, e Comédias para se ler na escola, voltado para o público estudantil do 1.º e 2.º graus.
AS MENTIRAS QUE OS HOMENS CONTAM reúne 41 histórias, algumas inéditas em livro. Depois de percorrer as 176 páginas, o leitor certamente vai se lembrar de algumas situações parecidas que ocorreram em sua vida. Quem nunca se deparou com um estranho na rua com a constrangedora pergunta: “Lembra de mim?” E você, mesmo sem saber de quem se trata, responde: “Claro.” E, aí, tenta ganhar tempo e mais algumas dicas para decifrar a identidade do inconveniente sujeito. Quem nunca inventou, para a mãe, uma dor ou mal-estar pra fugir de um dia de aula? Quem nunca usou o trânsito para justificar o atraso a um compromisso? Afinal, quem nunca contou uma mentira que atire a primeira pedra. Ou então se junte a essa deliciosa galeria de mentirosos inventados por Verissimo.
Informações
Nº de páginas: 56
Tamanho: 172 Kb
Formato: pdf